O grupo de clientes OTO da Syngenta teve a oportunidade de conhecer a produção científica e tecnológica voltadas especificamente para o agronegócio durante a visita à Universidade de Illinois nos EUA, uma das 15 melhores do país. Com o objetivo de explorar as mais recentes tendências e soluções que estão moldando o setor agrícola global, os produtores brasileiros realizaram uma verdadeira imersão no conhecimento americano sobre a produção no campo.

Clientes OTO participam de palestra ministrada na Universidade de Illinois, EUA.

A Universidade de Illinois é considerada o berço da inovação agrícola. Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de assistir à palestra do Professor e Doutor Nicolas Paulson, que abordou temas como gerenciamento de fazenda e riscos possíveis para otimizar a lucratividade e a sustentabilidade ambiental. Além disso, ele analisou políticas governamentais que impactam a agricultura, incluindo subsídios e programas de seguro agrícola.

Clientes OTO, programa de relacionamento da Syngenta, durante visita à fazenda da Universidade de Illinois, EUA.

Após a palestra, o grupo visitou a fazenda da universidade, onde foram apresentados robôs capazes de auxiliar os produtores nas lavouras. Segundo Andres Velasquez, esses robôs são usados em diagnósticos e até mesmo em manejo.

“Através desse robô, que possui quatro câmeras, é possível detectar a altura da planta e a largura do talhão. Ele pode fazer a contagem de milho e, ao longo da trajetória do robô, também pode contar o número de plantas, além de outras características da lavoura”, comenta.

A convergência entre conhecimento científico e tecnologia tem proporcionado avanços notáveis, capacitando os agricultores a tomarem decisões mais informadas e sustentáveis. A produtora Márcia Muranetto, de Sinop (MT), fala sobre a importância da tecnologia.

“Precisamos trazer novidades para o campo, inserir tecnologia. Hoje, acredito que nosso maior desafio é esse: incorporar a tecnologia no campo junto com os trabalhadores. Porque essa, em minha opinião, é a parte mais difícil”, ressalta Márcia.

Após a visita a Champaign, o grupo seguiu para Decatur, também no estado de Illinois, onde ocorreu a maior feira de inovação do setor: a Farm Progress Show.

A feira celebrou 70 anos com um enorme público atraído pelas tecnologias mais modernas em máquinas, implementos e insumos. Pedro Caldas, Customer Marketing Manager Syngenta, destacou a importância de apresentar as inovações realizadas pela empresa aos produtores.

Clientes OTO, programa de relacionamento da Syngenta, visitam a Farm Progress Show, no estado de Illinois, EUA.

“Trazer o cliente, possibilitar a percepção, promover essa troca de informações, o networking, permite que tenhamos visibilidade e proporciona a oportunidade deles realmente verem nossas novidades. Além disso, dessa forma, podemos conhecê-los um pouco mais e apresentar nosso trabalho a eles”, conclui.

Clodoaldo Caligari, produtor rural em Goiás que já frequentou a feira há 25 anos, destacou as mudanças que notou durante a visita e como o mundo tem caminhado para a igualdade em tecnologia.

“O que chega hoje no Brasil não está tão distante do que está sendo apresentado aqui na Farm Progress Show. Pelo pouco que pude ver, há 25 anos vimos coisas que levaram 15 anos para chegar ao Brasil. Hoje não há tanta diferença assim entre o que estamos vendo aqui com o que temos disponível nas lavouras do Brasil. Portanto, aqui percebo que esse tempo de espera não existe mais”, destaca.

Clientes OTO, programa de relacionamento da Syngenta, visitam a Farm Progress Show, no estado de Illinois, EUA.

A feira anual é reconhecida como um ponto de encontro crucial para profissionais e entusiastas da agricultura de todo o mundo. Sua longa história evidencia o papel fundamental na contribuição para o progresso e a inovação no campo agrícola.